Jalapão - TO

Jalapão / TO

Um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura, o Jalapão fica no Estado de Tocantins e é cenário de belas atrações, como dunas alaranjadas, cachoeiras, formações rochosas, fervedouros, nascentes de águas verde-esmeralda e passeio por comunidades de quilombos.

Sua principal entrada é pela cidade de Palmas. Os principais atrativos de dividem entre as cidades de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix Tocantins. São necessárias pelo menos 5 noites para fazer um roteiro completo por essa deslumbrante área de conservação de 34 mil km².

A melhor época para ir é a partir do mês de maio. Não esquece de levar na sua bagagem: muita roupa leve, calçados confortáveis para grandes caminhadas, repelente e protetor solar. E muita vontade de desbravar esse destino pouco conhecido, mas não menos impressionante.


O que podemos ver durante esse passeio por dentro da natureza pouco conhecida do Parque Nacional do Jalapão?

- Em Pindorama do Tocantins: Vamos conhecer a Lagoa do Japonês, um oásis no meio do cerrado. E a Pedra Furada, conjunto de blocos de arenito que reinam imponentes no cerrado; com um buraco causado pela erosão, lembrando um portal.

- Em Ponte Alta do Tocantins: Um dia cheio visitando o Caniôn Sussuapara, com suas pedras onduladas que parecem ter sido moldadas por águas. A Cachoeira da Velha, com sua queda de 25 metros de altura e a Prainha do Rio Novo, banhada com as águas da cachoeira. E terminamos nas Dunas do Jalapão, formadas a partir da erosão da Serra do Espírito Santo e transportadas pelos ventos, a areia de tom alaranjado, forma dunas de até 40 metros de altura.

- Em Mateiros e São Félix do Tocantins: chegou o dia de conhecer os Fervedouros. Você sabe o que são fervedouros?! Hoje, são conhecidos 08 fervedouros e a maioria deles está entre Mateiros e São Felix; são pequenas piscinas naturais de águas cristalinas e areias brancas e bem finas no fundo, formados da ressurgência de águas, dos lençóis freáticos e ficam borbulhando incessantemente, sem que tenhamos noção exata da profundidade destes. Nem tente encontrar o fundo, pois não conseguirá, uma vez que a força com que a água é jorrada, fará você flutuar. É uma sensação única em cada fervedouro que visitaremos.

 

É um passeio imperdível para os amantes da natureza e das atividades ao ar livre.

Curta nossas redes sociais:

Facebook: CRG Turismo

Instagram: @crgbluturismo